As pessoas não reagem da mesma forma diante do mesmo estímulo.
Somos diferentes na forma de reagir. Por que uma pessoa tem medo de altura e outra não?
Somos diferentes, porque nossas aprendizagens foram diferentes.
Aprendizagem – Ainda que irmãos criados nas mesmas circunstâncias, as naturezas são diferentes. Por isso os estímulos influenciaram diferentemente em cada um. Essa diferença é resultado da combinação da herança genética com influências recebidas ou as aprendizagens.
Cada um cria uma bagagem dentro de si de modo específico e único. São as individualidades.
Em que situações você tem reação que incomoda? Em quais, tem reações que incomodam os outros?
O controle é fundamental.
Controlar – Descobrir a origem de seus pensamentos espontaneos é uma boa forma de tirar proveito deles ou afastá-los. Já pensou nisto? Pensamentos automáticos bons, multiplique-os; negativos, substitua-os. Dos nossos pensamentos surgem nossas reações ou comportamentos.
Ainda bem que você pode influir nesse mecanismo de aparecimento, não é mesmo? Sim, você pode. Basta desenvolver a habilidade para identificar as causas desses pensamentos automáticos e influir nelas.
A consequência será a obtenção de maior governabilidade sobre si mesmo. Como conseguir isto?
Treino – Com um pouco de treino você verá que controlar seletivamente os pensamentos espontâneos negativos é uma boa forma para ter controle sobre suas reações.
“Pode até ser, pensa você. Mas não é contraditório querer controlar os pensamentos que são automáticos?” Absolutamente, não. Sabe por quê? Eles se tornaram automáticos, mas não definitivos. Tornaram-se automáticos por causa do contato com o evento que os fizeram aparecer.
Que tentativas já fez para mudar comportamentos que te incomodam?
Que tentativas já fez para controlar os seus pensamentos que surgem espontaneamente ou lembranças nocivas do passado?
Substituir – Quem não se lembra, por exemplo, daquele olhar severo do pai ou da mãe? A lembrança daquele olhar surgiu de determinada situação. Assim, substituindo a natureza negativa ou positiva do nosso contato com determinado fato, estaremos escolhendo outra associação para aquele mesmo acontecimento. Ele deixará de ser ostensivo ou persecutório.
Dessa forma podemos substituir nossos pensamentos e mudar nossas reações.
Que bom que podemos não ser apenas vítimas de nosso passado, não?
Boa sorte!